15 Hábitos de Liderança

“Há um evento onde o funcionário conversando com o seu patrão tenta explicar a queda nos lucros da empresa. Em resposta, o patrão, incrédulo, pergunta: “Então os lucros aumentam por causa da grande liderança na empresa, mas quando caem, é porque a economia vai mal?” O patrão ainda responde: “A reunião terminaria mais rápido se você parasse de colocar as coisas neste contexto.

De fato, é muito difícil identificar e entender uma liderança. Reconhecemos um grande líder quando estamos trabalhando com ele, mas até ele teria muita dificuldade para explicar especificamente o que torna sua liderança tão efetiva. Uma grande liderança é dinâmica: é uma mistura de várias competências únicas que se tornam integradas . Reunindo Tudo.

Para se tornar um grande líder, não é necessário incorporar todos estes traços contidos neste artigo abruptamente. Focalize em um ou dois traços de cada vez e, com cada melhoria incremental, você ficará mais efetivo.

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HÁBITO #1

“O exemplo se constrói em atitudes complexas e simples do dia a dia. A naturalidade do comportamento constrói cultura e confiança.”
– Efigenia Vieira

LÍDER PELO EXEMPLO

Propósito, engajamento, missão, inspiração. A liderança pelo exemplo é aplicada no dia a dia. Quando se é líder pelo exemplo, se conquista o respeito da equipe pelo merecimento e não pelo cargo que ocupa.
A Inteligência Emocional, a Inteligência Digital e a sua Inteligência terão foco, como sempre, nas relações interpessoais que advém de todos os tempos.

HÁBITO #2

“O líder desenvolve equipes antifrágeis e todos retornam ainda mais fortes e otimistas frente às provações.”
– Efigenia Vieira

LÍDER ANTIFRÁGIL

Não adia uma crise, um obstáculo, uma dificuldade e sim encarar de frente ataques, disrupções e mudanças, pela real possibilidade de se aperfeiçoar. Com esta atitude leva seu time ao crescimento sem camuflar a necessária curva da aprendizagem e do aperfeiçoamento.
Diferente da resiliência onde se volta ao estado normal após quedas e dificuldades, às vezes extremas.

HÁBITO #3

“É com a participação de todos que novas lideranças emergem.”
– Efigenia Vieira

O LÍDER DE HIERARQUIAS FLUTUANTES

Ao líder da transformação digital não cabe pensamentos e modelos fixos ou mesmo pré-conceitos.
A evolução é construída através de colaborações e ciclos de experimentação e aprendizagem contínua. A todos líderes e times se aplica o Lifelong Learning (aprender durante a vida toda & Contínuous Reskilling (desenvolver novas habilidades sempre).

HÁBITO #4

“A coragem é a primeira virtude que possibilita todas as outras virtudes.”
– Aristóteles

CORAGEM

As pessoas esperam para ver se um líder é corajoso antes de decidirem se estão dispostas a segui-lo. As pessoas precisam de líderes corajosos. Precisam de alguém que é capaz de tomar decisões difíceis e cuidar do bem-estar do grupo. Precisam de um líder que aguenta ficar até o fim quando surgem problemas. As pessoas tendem a mostrar mais coragem quando seus líderes são corajosos.
Para um líder corajoso, a adversidade é um desfio que ele gosta de enfrentar. Como um ferreiro que tem que moldar ferro quente, a adversidade é um teste que redefine o líder e melhora suas qualidades, deixando um grande líder ainda mais corajoso e convicto para seguir suas estratégias.

HÁBITO #5

“Quanto mais sofisticados nossos meios de comunicação, menos nos comunicamos.”
– Joseph Priestley

COMUNICAÇÃO EFETIVA

A comunicação é o verdadeiro trabalho do líder. É um elemento fundamental para os líderes atingirem suas metas todos os dias. Simplesmente não é possível ser um grande líder sem ser um grande comunicador.
Os grandes comunicadores inspiram as pessoas, criando uma ligação com seus seguidores que é real, emocional e pessoal, não importa a distância física entre eles. Os grandes comunicadores criam esta ligação porque entendem as pessoas e conseguem abordar diretamente suas necessidades.

HÁBITO #6

“Um bom líder é uma pessoa que assume um pouco mais a sua parcela da culpa e um pouco menos de sua parte do crédito.”
– John Maxwell

GENEROSIDADE

Os grandes líderes são generosos. Eles compartilham o crédito e gostam de elogiar. Possuem um compromisso com o sucesso de seus seguidores, além do seu próprio sucesso. Querem inspirar todos seus empregados para o melhor desempenho pessoal possível, não só para tornar a equipe mais eficaz, mas porque se importam com cada pessoa como um indivíduo

HÁBITO #7

“A humildade não é pensar que você é menos, é pensar menos em você.”
– C.S. Lewis

HUMILDADE

Os grandes líderes são humildes. Eles não permitem que sua posição de autoridade os façam pensar que são superiores às outras pessoas. Portanto, não têm medo do trabalho difícil, de sujar as mãos quando é preciso. E não pedem para seus subordinados fazer algo que eles próprios não estariam dispostos a fazer.

HÁBITO #8

“É um absurdo que um homem pode governar os outros quando não consegue governar a si .”
– Provérbio latim

AUTOCONSCIÊNCIA

Ao contrário do conteúdo das tirinhas de Dilbert, as lacunas na autoconsciência raramente são causadas por motivos maquiavélicos, enganosos ou por defeitos de caráter. Na maioria dos casos, o problema é que os líderes, como qualquer pessoa, têm uma opinião mais favorável de si mesmo que as outras pessoas.
A autoconsciência é a base da inteligência emocional, uma competência que 90% dos líderes com o melhor desempenho têm de sobra. Este alto grau de autoconsciência nos grandes líderes significa que eles possuem uma imagem clara e precisa não apenas de seu estilo de liderança, mas também de seus pontos fortes e fracos. Eles sabem quando e onde brilham e quando são fracos, e desenvolvem estratégias que maximizam seus pontos fortes e compensam por seus pontos fracos.
Por Efigenia Vieira 13

HÁBITO #9

“A maneira que você vê as pessoas determina como vai trata-las, e a maneira que as trata determina o que elas vão se tornar.”
– Jon Wolfgang von Goethe

REGRA DE OURO

A regra de ouro – tratar os outros como você gostaria de ser tratado – assume que todas as pessoas são iguais. A regra assume que se você trata seus seguidores da maneira que você queria que um líder tratasse você, as pessoas vão gostar disso. A regra ignora a ideia que as pessoas são motivadas por coisas bem diferentes. Uma pessoa adora o reconhecimento público do seu trabalho, enquanto uma outra pessoa pode detestar ser o centro das atenções.
Os grandes líderes não tratam as pessoas como eles gostaria de ser tratados. Eles levam a regra de ouro um passo à frente, tratando cada pessoa como ela gostaria de ser tratada. Os grandes líderes aprendem o que motiva cada pessoa, reconhecendo suas necessidades em cada momento e adaptando seu estilo de liderança de acordo.

HÁBITO #10

“Se você trabalha com coisas que você gosta e sente paixão a respeito, não precisa ter um plano mestre com as consequências.”
– Mark Zuckerberg

PAIXÃO

Paixão e entusiasmo são contagiosos. A apatia e o tédio também. Ninguém quer trabalhar com uma chefia desmotivada. Também não querem trabalhar com uma chefia que simplesmente segue o procedimento padrão. Os grandes líderes são pessoas com paixão, e se esforçam para transmitir esta paixão para todos ao seu redor.

HÁBITO #11

“A essência da liderança é que você tem que ter uma visão. Tem que ser uma visão que você articula claramente e com força em todas as ocasiões. Não pode agir com incerteza.”
– Reverend Theodore Hesburgh

CONTADOR DE HISTÓRIAS

Os grandes líderes sabem que não basta ter uma visão clara. Tem que fazer esta visão se tornar uma realidade para que seus seguidores possam enxergá-la assim como você. Os grandes líderes conseguem fazer isso através de histórias e quadros verbais. Assim todos podem entender não apenas o seu destino, mas também como vai ficar quando chegarem lá. Isso inspira os outros a perceber a visão e fazê-la a sua também.

HÁBITO #12

“Seja quem você realmente é, fale honestamente. É tudo que os homens podem fazer.”
– Hubert Humphrey

AUTENTICIDADE

A autenticidade se refere à honestidade em todas as situações, não somente o que você diz e faz, mas também quando se trata de quem você é. Quando autêntico, suas palavras e ações ficam alinhadas com a pessoa que você diz que é. Seus seguidores não deveriam ter que passar tempo tentando entender quem você é ou se possui segundas intenções. O tempo que passam assim diminui sua confiança em você e na sua habilidade de agir.
Os líderes autênticos são transparentes e diretos. Não são perfeitos, mas ganham o respeito das pessoas porque cumprem com suas promessas e agem como falam.

HÁBITO #13

“Gerenciar é como segurar um pombo na mão. Aperte muito e vai mata-lo. Mas se não segurar com firmeza, ele escapa.”
– Tommy Lasorda

ACESSIBILIDADE

Os grandes líderes deixam claro que gostam de desafios, críticas e outros pontos de vista. Sabem que um ambiente onde as pessoas têm medo de oferecer sua opinião, sugerir ideias ou fazer perguntas certamente vai levar ao fracasso. Quando deixam claro que são acessíveis, os grandes líderes facilitam o fluxo de grandes ideias pela organização.

HÁBITO #14

“Os romanos tinham uma tradição. Quando um engenheiro construía um arco, o engenheiro assumia responsabilidade total pela obra da maneira mais profunda. Enquanto a pedra angular estava sendo colocada, ele ficava em baixo do arco.”
– Michael Armstrong

RESPONSABILIDADE

Os grandes líderes têm o apoio dos seus seguidores. Eles não tentam pôr a culpa nos outros e nunca têm medo de fracassar. Quando fracassam, eles dizem: “a culpa é minha” e, assim, ganham a confiança das pessoas, apoiando-as.

HÁBITO #15

“Você não lidera apontando e mandando as pessoas para um lugar. Você lidera indo para o lugar e fazendo seu argumento.”
– Ken Kesey

SENSO DE PROPÓSITO

Enquanto a visão é uma ideia clara do seu destino, um senso de propósito se refere à compreensão de por que você está indo para este lugar. As pessoas gostam de sentir que fazem parte de algo maior. Grandes líderes conferem tal sensação às pessoas.
Certa vez fui contratada para desenhar o perfil do líder ideal para uma grande CIA. Tais características seriam utilizadas como um possível crivo assertivo na seleçãode profissionais aptos a fazer carreira na empresa. Naturalmente que esta idéia me parecia impossível devido a singularidade do ser humano, e, sobretudo, de lideranças instaladas e em potencial. Refleti também sobre a grande multiplicidade de estilos de liderança como fator limitador para o cumprimento desta missão – lider pelo exemplo, antifrágil, seguro, lider, educador pelo exemplo, autoritário, idealista, pragmático, marcador de ritmo e tantos outros exaustivamente condicionados em nossa mente. Esta construção me parecia a princípio impossível de ser concretizada. O perfil deste profissional de sucesso e que geraria excelente produtividade através da condução de grandes equipes não caberia em um pote hermeticamente fechado e definido. E o mais importante seria preciso identificar o grau de satisfação e alegria aorealizar o seu trabalho. O trabalho como uma das fontesde realização e divertimento ao atingir e aumentar as próprias limitações, muitas das vezes chamada de

METAS.

“Entretanto, o desafio estava lançado e me nutria!”

Me aproximei cada vez mais da cultura empresarial e gradativamente muito foi apreendido; as entrevistas, como os até então, considerados lideres de sucesso foram acontecendo, os modus operandis desvendados. De tudo uma certeza foi gradativamente se revelando. A liderança fundamentada na Inteligência Emocional encontrava espaço em qualquer dinâmica empresarial.E mais, a Inteligência Emocional Pessoal, competência essencial e durável num mundo caótico de informações e não aprendida em cursos de MBA, Especialização, revistas feitas para executivos, receitas, outros é a base fundamental para se ter êxito não somente na empresa, mas também no convívio social e, principalmente, na convivência intima conosco que nos brinda com o Bem Estar e Conforto.
Como tudo é possível de acontecer para quem encontra-se no sistema, outro dia em uma visita ao Diretor de Recursos Humanos em outra grande Incorporação e ex funcionário da Cia citada acima, me disse que este modelo é utilizado até os dias de hoje em todo o mundo.
Agradeço por ter contribuído e por esta grande aprendizagem que posso passar para você!

Efigenia Wend
CEO Upside Group efigenia@upside.com.br
Fonte: Travis Bradberry | Coautor de Inteligência Emocional 2.0
Por Efigenia Vieira 21
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Escrito por Efigenia Vieira | 14 . abril . 2021

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