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Times de Alta Performance

Líderes e membros de equipes vitoriosas conseguem desafiar padrões, construir bases de valor sustentável, aprendizado e reinvenção através de experiências.

A proposta é o conhecimento e prática do valor das Relações Humanas.

 

A proposta deste artigo é a possibilidade de novos arranjos, mais arejados, simples, inteligentes, favorecendo a expressão e a competitividade na arte do trabalho em EQUIPE.

É um convite para o incremento da sua LIDERANÇA e CARREIRA.

 

 

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A primeira esfera é a falta de confiança entre os integrantes da equipe. Não há espaço para erros e pontos fracos, tornando impossível a construção de uma base para a confiança. Ressignifique seu potencial de crescimento. 

 

Os integrantes com falta de confiança:

  • Escondem seus pontos fracos do resto da equipe.

  • Hesitam em pedir ajudar ou dar feedback construtivo.

  • Hesitam em oferecer ajuda fora de suas próprias áreas de responsabilidade.

  • Chegam a conclusões mal pensadas sobre as intenções e aptidões dos outros sem tentar esclarecer a situação.

  • Não conseguem reconhecer e aproveitar as habilidades e experiências dos outros.

  • Perdem tempo e energia gerenciando seu comportamento para criar uma boa impressão.

  • Guardam rancor.

  • Temem as reuniões e procuram motivos para não passar tempo com o resto da equipe.

Os integrantes confiantes:

  • Assumem seus erros e pontos fracos.

  • Pedem ajuda.

  • Aceitam perguntas sobre suas áreas de responsabilidade.

  • Dão o benefício da dúvida aos outros antes de chegar a uma conclusão negativa.

  • Arriscam oferecer feedback e apoio.

  • Apreciam e aproveitam as habilidades e experiências dos outros.

  • Focam seu tempo e energia em questões importantes em vez do uso de politicagem.

  • Pedem desculpas e aceitam desculpas sem hesitar.

  • Gostam de ir às reuniões e de ter outras oportunidades de trabalhar com o grupo.

O Papel do Líder

Criar e proporcionar um ambiente onde a vulnerabilidade não é punida. Este comportamento necessita ser genuíno.

Resultado

Ao construir a confiança, uma equipe possibilita o conflito já que os integrantes não hesitam em se engajar em debates, sabendo que não serão punidos por dizer algo que pode ser interpretado como não assertivo.

 

 

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A incapacidade de construir confiança é prejudicial porque prepara o terreno para a segunda dificuldade: o medo de conflito.

As equipes sem confiança são incapazes de engajar em debates sem filtros. Acabam recorrendo às discussões secretas e comentários reservados.

 

As equipes que temem o conflito:

  • Fazem reuniões chatas.

  • Criam ambientes de ataques pessoais e intrigas.

  • Evitam tópicos polêmicos que são necessários para o sucesso da equipe.

  • Não aproveitam as opiniões e perspectivas dos integrantes da equipe.

  • Perdem tempo e energia com posturas inadequadas assegurando seu stato quo, cometendo riscos interpessoais e desnecessários.

As equipes onde existe o conflito:

  • Fazem reuniões animadas e interessantes.

  • Extraem e aproveitam as ideias de todos os integrantes.

  • Resolvem problemas verdadeiros rapidamente.

  • Minimizam a política.

  • Põem assuntos polêmicos em pauta para discussão.

O Papel do Líder

Muitas vezes, o líder procura proteger seus integrantes. Isso leva à interrupção prematura de desacordos e faz com que os integrantes não desenvolvem as habilidades para lidar com conflitos por si mesmos. Os líderes precisam se conter quando os integrantes entram em conflito e deixar que o resolvam naturalmente.

Também é saudável demonstrar, com seus próprios exemplos, que o conflito poderá ser saudável e produtivo quando existir respeito e maturidade.

 

 

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Sem expressar suas opiniões num debate aberto, os integrantes raramente se comprometem com as decisões, embora demonstrem que estão de acordo durante as reuniões. As duas maiores causas da falta de compromisso é a falta do consenso e a necessidade da certeza.

 

Uma equipe que não consegue comprometer-se:

  • Cria ambiguidade entre os integrantes sobre a direção e as prioridades.

  • Vê as janelas de oportunidade se fecharem devido a análises excessivas e posicionamentos desnecessários.

  • Cria uma falta de confiança e medo do fracasso.

  • Volta às mesmas discussões e decisões várias vezes.

  • Cria dúvidas sobre e entre os integrantes da equipe.

Uma equipe que se compromete:

  • Deixa claro a direção e as prioridades.

  • Alinha a equipe inteira para objetivos comuns.

  • Desenvolve a habilidade de aprender com seus erros.

  • Aproveita as oportunidades antes dos concorrentes.

  • Segue em frente sem medo.

  • Muda de direção sem hesitação ou sentimento de culpa.

O Papel do Líder

Encorajar o grupo a encerrar problemas e verificar que a equipe cumpre os prazos determinados.

 

 

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A responsabilidade é a disposição dos integrantes da equipe em chamar atenção ao desempenho ou comportamento dos colegas que pode prejudicar as metas e compromissos assumidos.

 

Uma equipe que evita a responsabilidade:

  • Cria ressentimento entre os integrantes com padrões de desempenho diferentes.

  • Encoraja a mediocridade.

  • Perde os prazos e entregas chave.

  • Põe um ônus desnecessário no líder da equipe como a única fonte de disciplina.

Uma equipe onde os integrantes são responsabilizados por seus atos:

  • Garante os integrantes de baixo desempenho sejam pressionados a melhorar.

  • Identifica problemas potenciais rapidamente por questionar as abordagens dos outros sem hesitação.

  • Estabelece respeito entre os integrantes, pois todos precisam manter um alto padrão de desempenho.

  • Evita a burocracia excessiva em termos de gestão de desempenho e ações corretivas.

Sugestões para superar

O ponto chave para superar esta falha é utilizar algumas ferramentas clássicas de gestão que são simples e eficazes:

  • Tornar claro os objetivos e padrões. É essencial esclarecer publicamente o que a equipe precisa fazer, quem precisa entregar e em que prazo e como todos devem se comportar para ter êxito.

  • Revisões de progresso simples e regulares. Os integrantes devem manter a comunicação entre si verbalmente sobre as ações da equipe e o que os colegas estão fazendo para alcançar seus objetivos.

  • Recompensar a equipe. Quando as recompensas são dadas a toda a equipe em vez de integrantes individuais, passa a criar uma cultura de responsabilidade. Isso acontece porque uma equipe não vai se dispor a ficar quieta e fracassar porque um integrante não está fazendo sua parte.

O Papel do Líder

Ser o primeiro e mais importante mecanismo de responsabilidade no grupo. Os líderes fazem com que os integrantes sintam como estão lidando com todas as necessidades de responsabilidade dentro do grupo. O líder também precisa ser o árbitro e impor disciplina quando a equipe fracassa.

 

 

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A falta de atenção com os resultados ocorre quando os integrantes colocam suas necessidades individuais (ego, carreira, avanço da carreira ou reconhecimento) ou até as necessidades da sua divisão da empresa acima das metas da equipe.

 

Uma equipe que não foca nos resultados:

  • Fica estagnada.

  • Raramente vence a concorrência.

  • Perde os empregados que são focos de conquistas.

  • Encoraja os integrantes a focar suas próprias carreiras e metas individuais.

  • É facilmente distraída.

Uma equipe que foca em resultados coletivos:

  • Retém os empregados focados em conquistas.

  • Minimiza o comportamento individualista.

  • Goza de sucesso e sofre as derrotas de forma aguda.

  • Se beneficia dos indivíduos que subjugam seus próprios interesses e metas pelo bem da equipe.

  • Evita distrações.

Sugestões

Apresentar os resultados de forma clara, e recompensar os comportamentos e ações que contribuem para estes resultados.

Apresentação pública dos resultados. Ajuda muito fazer um pronunciamento público sobre o sucesso pretendido. Quando isso acontece, as equipes devem ficar mais dispostas a trabalhar com o desejo de atingir estes resultados

 

O Papel do Líder

Preparar a equipe para focar nos resultados. Precisa ser independente e objetivo e reservar as recompensas e o reconhecimento para aqueles que fazem contribuições reais na conquista de metas coletivas.

 

 

Fonte: Os 5 Desafios Das Equipes – Uma Fábula sobre Liderança
Patrick Lencioni